Atividade sobre o texto: Ética do conhecimento e a cópia de trabalhos escolares
Davi A.Marski Filho é formado em física e disserta muito bem sobre questões educacionais. O tema de seu texto é a cópia nos trabalhos escolares.
O que Davi escreveu em seu texto é exatamente o que vem acontecendo no ambiente escolar há décadas: Alunos que reproduzem ao invés de construírem seus próprios conhecimentos.
A pesquisa na Internet tem, nos últimos anos, sido uma das mais utilizadas pelos educandos que simplesmente copiam e colam várias informações sem ao menos analisá-las anteriormente.
Pesquisar é investigar, buscar e aprofundar-se na busca; sendo assim percebe-se que nas escolas a pesquisa não ocorre da forma como deveria, pois pesquisar não é copiar.
Questões
Porque os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?
Primeiramente porque não foram orientados para que construíssem seus próprios conhecimentos ao invés de reproduzirem informações. Muitas vezes, o tema proposto para ser pesquisado não é do interesse do aluno, pois é o professor quem determina o que eles irão pesquisar, escreve o tema no quadro e os alunos são obrigados a fazer aquele trabalho já que vale uma nota. Assim, eles buscam respostas para indagações que não nasceram deles, porque não foram desafiados apenas obrigados a cumprirem aquela tarefa.
Isso acontecia antigamente?
Sim. Copiava-se de livros. A questão é que hoje essa prática tornou-se muito mais fácil, já que só copiar e colar.
Copiar tem algum valor?
Não. Cópia é uma forma de reprodução e quando se reproduz não há espaço para a criatividade e como conseqüência tem-se indivíduos alienados.
O professor pode mudar isso?
Sim. Primeiramente o tema a ser pesquisado deve ser antes problematizado. Os alunos devem ser desafiados para que busquem respostas que os satisfaçam.
Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?
Os educandos devem ser orientados para serem verdadeiros pesquisadores. Ao professor cabe também, ensina-los a não copiarem, mas produzirem e se tornarem agentes da sua própria aprendizagem.
Como avaliar?
Continuamente.O professor caminhará junto com o aluno, observando o seu envolvimento, sua participação e analisando posteriormente os resultados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário